Aprendiz Online

Aprendiz Online

Fórum Hipermidiático Aprendiz Online
Visite o blog O EU QUE EU ERA.BLOGSPOT.COM e descubra o óbvio!

Votação

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?
20% 20% [ 2 ]
10% 10% [ 1 ]
70% 70% [ 7 ]
0% 0% [ 0 ]

Total dos votos : 10

Últimos assuntos

Conectar-se

Esqueci minha senha


    Pesquisa, extensão e cultura mobilizam estudantes durante o Congresso Acadêmico

    Compartilhe
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    Pesquisa, extensão e cultura mobilizam estudantes durante o Congresso Acadêmico

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Nov 27, 2009 3:17 am

    Além da programação específica de cada unidade, o VI Congresso Acadêmico, com o tema “Excelência Acadêmica com Inclusão Social”, é composto por eventos que reúnem programas de extensão, pesquisa científica e intercâmbio cultural.

    Leila Chalub, da UnB, profere palestra nesta quinta-feira, 26

    Estudantes africanos mostram dança típica

    Arte e cultura africana atrai curiosos para a tenda montada ao lado da Reitoria
    Madalena Fernandes e Roberta Batista – estagiárias de Jornalismo

    XIX Encontro de Iniciação Científica
    O Encontro tem como objetivo mostrar os resultados das pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic, realizado de agosto de 2008 à julho de 2009.

    Um grupo de doze professores das universidades UFRJ, USP, UFBA, UFS, UFPE, UFS e UFC e pesquisadores do CNPq estão avaliando o desempenho dos bolsistas e os resultados do Pibic. Os professores visitantes também vão ministrar palestras nos Campi Maceió e Arapiraca.

    Para a professora Silvia Uchôa, coordenadora de pesquisa da Propep, existem motivos para comemorar. “É importante ter o acompanhamento externo das nossas pesquisas. Os resultados devem ser bons, estamos crescendo em quantidade e qualidade. O número de trabalhos do congresso do ano passado para este, subiu de 218 para 270”, argumenta a professora.

    VIII Semana de Extensão Universitária
    Durante toda a semana, também serão apresentados e avaliados os projetos de Extensão. Na quinta-feira, 25, no Campus Arapiraca, será abordado o tema Avaliação da Extensão, Planejamento Estratégico e Definição de Indicadores, das 9h às 16h, e também haverá avaliação do Programa Pibip-Ação. O mesmo tema será debatido na sexta-feira, 26, no auditório do Igdema, desta vez com a avaliação do Programas Proapex, Proinart e Ações Afirmativas, das 9h às 16h. As atividades contarão com a presença da professora Leila Chalub Martins, da Universidade de Brasília (UnB). A convidada tem experiência em Educação, com ênfase em Antropologia e Educação.

    O professor José Roberto, da Pró-reitoria de Extensão, disse que o evento é um momento de integração e avaliação da extensão. “Este ano, o foco da semana é a avaliação dos programas de extensão e a reflexão sobre a política de gestão da extensão da Ufal”, disse o professor.

    VI Semana de Cultura Africana
    Com o intuito de desmistificar o continente Africano para a comunidade acadêmica a VI Semana de Cultura Africana apresentam juntamente na semana do IV Congresso Acadêmico atividades voltadas para o continente africano.

    Na programação estão inseridas exposições de roupas, artesanatos e banner´s, apresentação de slides e documentário, além das exposições os estudantes do PEC-G compartilham suas vivências e experiências na diáspora, haverá também um desfile de trajes típicos com muita música e dança.

    O penúltimo dia, sexta-feira, 27 de novembro, será marcado pela palestra “África no imaginário brasileiro: caminhos e descaminhos”, com Valdimir Doniette Zamparoni da UFBA. A semana encerra com festa de confraternização no Sítio Arara Azul, a partir das 22h, lembrando que haverá a tradicional Degustação de pratos típicos.

    V Semana alagoana de Empreendedorismo
    Divulgar e discutir junto à comunidade acadêmica o que tem sido feito dentro da Universidade Federal de Alagoas-Ufal na área de empreendedorismo é o principal objetivo as V Semana alagoana de Empreendedorismo, segundo a professora Claudia Milito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).
    Estão ocorrendo durante toda esta semana, em todas as unidades acadêmicas exposições das Empresas Junior, das empresas incubadoras e do grupo de empreendedorismo solidário, além de exposições o Gerente do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Universidade de Brasília, Higor dos Santos Santana profere palestra na Feac.

    A professora destaca ainda o importante apoio da Fapeal. “Este apoio foi fundamental para a realização do evento, pois pela primeira vez teremos os avaliadores externos para contemplar as diversas áreas envolvidas em Pesquisa na Ufal”, destaca a coordenadora.


    Fonte: http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2009/11/pesquisa-extensao-e-cultura-mobilizam-estudantes-durante-o-congresso-academico

      Data/hora atual: Dom Jun 25, 2017 1:32 am