Aprendiz Online

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Aprendiz Online

Aprendiz Online

Fórum Hipermidiático Aprendiz Online
Visite o blog O EU QUE EU ERA.BLOGSPOT.COM e descubra o óbvio!

Votação

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_left20%Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_right 20% [ 2 ]
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_left10%Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_right 10% [ 1 ]
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_left70%Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_right 70% [ 7 ]
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_left0%Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Bar_right 0% [ 0 ]

Total de votos : 10

Últimos assuntos

» PROGRAMAÇÃO DE CURSOS GRATUITOS PARA EDUCADORES
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptyQua Set 21, 2011 5:11 pm por Rafael Andre

» Cursos Gratuitos: Nota Fiscal Eletrônica e Processo Administrativo Tributário.
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptyQua Ago 31, 2011 10:18 pm por Rafael Andre

» Média Gerência
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptySáb Ago 13, 2011 3:56 am por Rafael Andre

» Maceió sedia capacitação em Contabilidade e LRF
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptySáb Ago 13, 2011 3:50 am por Rafael Andre

» EAD SENAR - Cursos Básicos
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptyQui Jun 02, 2011 4:50 pm por Rafael Andre

» Diário de Classe 2° Período Noturno 2011.1
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptySex Abr 08, 2011 7:37 pm por Rafael Andre

» Diário de Classe 2° Período Vespertino 2011.1
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptySex Abr 08, 2011 7:34 pm por Rafael Andre

» Diário de Classe 2° Período Matutino 2011.1
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptySex Abr 08, 2011 7:33 pm por Rafael Andre

» A era do Hipertexto: Linguagem e Tecnologia.
Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas EmptySex Abr 08, 2011 5:10 pm por Rafael Andre

Entrar

Esqueci-me da senha


    Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas

    Rafael Andre
    Rafael Andre
    Admin


    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 41
    Localização : Maceió - AL

    Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas Empty Prouni: faculdades de Maceió correm o risco de serem desligadas

    Mensagem por Rafael Andre Sex Nov 27, 2009 3:37 am

    Elas apresentaram baixa ocupação de bolsas de estudo; instituições de ensino firmaram termo para regularizar situação

    Duas instituições de ensino superior em Alagoas correm o risco de serem desligadas do Programa Universidade para Todos, o Prouni, que, nessa quarta-feira, encerrou 1.766 bolsas de estudo e desvinculou 15 unidades em decorrência de irregularidades verificadas pela Secretaria de Educação Superior (Sesu). O ProUni tem hoje 396.673 estudantes com bolsas ativas.

    O Instituto de Ensino Superior de Alagoas (Iesa) e a Faculdade Alagoana de Administração (FAA), ambas com sede em Maceió, estão entre as 31 instituições de ensino vinculadas ao ProUni que apresentaram baixa ocupação de bolsas. Elas firmaram Termo de Saneamento de Deficiências (TSD) com a Sesu, a partir do qual se comprometem a regularizar sua situação. De acordo com o previsto na legislação do Programa, essas instituições deverão restabelecer o percentual mínimo com o acréscimo de um quinto, o que equivale a uma oferta de, aproximadamente, 3.350 bolsas. O cumprimento à determinação será acompanhado pela Sesu a cada processo seletivo.

    No caso da supervisão de instituições, 15 faculdades foram desligadas do ProUni por apresentarem irregularidades na oferta de bolsas. A medida foi tomada após a comprovação de que as instituições não emitiram termo de adesão ao ProUni em alguns processos seletivos, o que representa oferta irregular de bolsas. As instituições desvinculadas que desejarem recorrer da decisão poderão fazê-lo junto ao MEC.

    Desse grupo, as instituições privadas com fins lucrativos terão seus dados cadastrais encaminhados à Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, para que sejam tomadas as medidas em relação à suspensão do benefício da isenção fiscal concedida pelo ProUni. Os estudantes atualmente matriculados poderão concluir seus estudos com a bolsa.

    O encerramento das bolsas ocorreu após o cruzamento de informações do cadastro de bolsistas com outros bancos de dados, como a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a Plataforma Integrada para Gestão das Universidades Federais (PingIfes) e bases de dados de universidades estaduais. No caso das instituições, a supervisão monitorou a regularidade da oferta e ocupação das bolsas.

    Supervisão de Bolsistas

    O levantamento realizado com base na Rais apontou a existência de 1.934 bolsistas com indícios de possuírem rendimentos incompatíveis com o perfil socioeconômico do ProUni. Em 561 situações, as irregularidades foram constatadas e as bolsas encerradas. Nos demais casos, após a verificação da documentação, ficou comprovado o atendimento aos critérios de participação no Programa. Em algumas situações, foram verificadas inconsistências no banco de dados.

    A verificação da situação dos bolsistas junto ao Renavam identificou 1.699 estudantes possivelmente proprietários de veículos automotores considerados incompatíveis com o perfil dos bolsistas. Um total de 598 estudantes teve a situação irregular comprovada e a bolsa encerrada. Nos demais casos, ficou comprovado que os veículos não caracterizavam patrimônio incompatível com a legislação do ProUni e as bolsas foram mantidas.

    A supervisão também identificou a possibilidade de 43 bolsistas já terem concluído outro curso superior. Também foram constatados indícios de que outros 2.005 estudantes, além de receberem a bolsa do ProUni, estariam matriculados em universidade pública, o que não é permitido pelas regras do programa. Desses casos, 34 situações, em que ficou comprovada a conclusão de curso superior pelo aluno, e outros 631 que mantinham matrícula em instituição pública, tiveram a bolsa encerrada. Os demais estudantes comprovaram o encerramento do vínculo com a universidade pública ou ficou demonstrada a inconsistência das informações.

    Foram identificados 58 casos em que o bolsista apresentava situação irregular em mais de uma ocorrência. Em todas as situações, as bolsas foram encerradas após a notificação dos bolsistas e a verificação da documentação apresentada.

    Fiscalização

    Em maio deste ano, os Ministérios da Educação e da Fazenda firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos de supervisão do programa. A medida prevê a troca de informações entre a Secretaria de Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. A verificação da regularidade da situação de bolsistas e instituições ligadas ao Programa será feita a cada processo seletivo do ProUni.


    Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/educacao/texto_completo.php?c=6363

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 12:40 am