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    Diário de classe 2° Período MANHÃ

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    Rafael Andre
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    Diário de classe 2° Período MANHÃ

    Mensagem por Rafael Andre em Qui Ago 05, 2010 1:24 am

    Na terça feira, dia 03 de Agosto de 2010 aconteceu a primeira aula na disciplina Estatística Educacional na turma do 2º período de Pedagogia no turno da manhã com o Profº. Eraldo Ferraz.

    Nesta aula ficou acordado que, as aulas da quarta feira na disciplina de Estatística Educacional ocorreriam a cada quinze dias em horário corrido, visto que foi feito acordo com a Profª. Inez Matoso para que esse revezamento pudesse existir.
    No primeiro encontro houve apresentação informal de cada aluno para o resto da turma e o Prof. apresentou a disciplina e sua sistemática.

    Na primeira aula já houve a primeira atividade. Todos que estavam presentes escreveram em uma folha no próprio caderno o que entendiam por estatística. Logo que todos terminaram de escrever, iniciaram as discussões acerca das concepções dos alunos quanto à disciplina Estatística.

    Se você faltou a essa aula, pergunte-se o que a disciplina Estatística Educacional significa pra você. Após suas reflexões, procure na Internet ou em algum meio impresso confiável as definições de Estatística e o que se estuda nesta área. O entendimento deste conceito o ajudará a compreender o objeto de estudo da disciplina.

    A nossa próxima aula ocorrerá no dia 17 de Agosto de 2010. Portanto, estejamos tosos preparados para nosso próximo encontro.

    Sem mais para o momento
    Rafael André de Barros
    Monitor de Estatística Educacional.
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    Rafael Andre
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    Segunda aula

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Ago 20, 2010 5:04 pm

    Na terça feira, dia 17 de Agosto de 2010 aconteceu a segunda aula na disciplina Estatística Educacional na turma do 2º período de Pedagogia no turno matutino com o Profº. Eraldo Ferraz.

    A aula iniciou-se conforme o combinado na aula anterior, onde cada aluno foi incentivado a pesquisar qual o conceito de Estatística, ocorreu à discussão acerca da pesquisa que cada aluno fez.
    Desta feita os alunos apresentaram o conceito de Estatística que haviam pesquisado anteriormente. Dentre as várias pesquisas pôde ser perceber a repetição da Estatística como “conjunto de técnicas e métodos que constroem uma inferência e, se valendo de dados coletados para afirmar resultados que fornecer suporte a tomada de decisão”. Ou, "Estatística é um conjunto de métodos que se destina a possibilitar a tomada de decisões acertadas, face às incertezas” (Wallis).

    Entretanto, aprendemos que, a própria essência da Estatística não possui uma definição única, podendo variar de acordo com sua natureza (Indutiva e Descritiva) e a visão do autor que a investiga.

    Enquanto disciplina no curso de pedagogia visa desenvolver o método estatístico nas diversas áreas do conhecimento, onde os dados quantitativos serão utilizados como elementos para análise, interpretação e tomada de decisão, buscando assim, no aluno, a aquisição do conhecimento para a sua vida escolar como, também, para sua vida social.
    Quanto às vertentes podemos afirmar que a ESTATÍSTICA DESCRITIVA: consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados, enquanto a ESTATÍSTICA INDUTIVA: consiste em inferir propriedades de um universo sobre a base de uma amostra dos resultados conhecidos. Implica, naturalmente, um raciocínio muito mais complexo, de extrema importância para o desenvolvimento de uma disciplina científica.

    Num segundo momento da aula foram abordadas as fases do método estatístico, divididos em sete fases.

    1 – Planejamento – onde serão pensados as diretrizes que serão observadas para a execução da pesquisa. Para tanto, se faz necessário determinar as fases do trabalho estatístico. Inicialmente temos a fase de planejamento que é aquele momento mais importante incluído no item “metodologia” do projeto de pesquisa, onde buscaremos responder às questões:
    O que pesquisar? Para que? Com que? Com quem? Como? Onde? Quando? Qual o custo?

    2 – Coleta de dados - onde se indaga e se obtém os dados da realidade pela aplicação de técnicas;

    3 – Crítica dos questionários - é necessária porque o pesquisador precisa procurar possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrer em erros grosseiros ou de certo vulto que possam influenciar sensivelmente nos resultados;

    4 – Apuração dos dados (Mecânico/Eletrônico ou Manual) - corresponde à soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação;

    5 – Representação tabular e gráfica - em toda pesquisa quantitativa, o brilho fica por conta das tabelas e Gráficos. Dependendo dos elementos apurados, o pesquisador irá escolher a melhor tabela e o mais adequado gráfico;

    6 – Análise e interpretação dos dados - é nesse momento onde poderemos tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra);

    7 – Relatório/Conclusão – sintetização da pesquisa através de um relatório cientifico escrito de acordo com as normas da ABNT.
    Sendo assim, a estatística é um instrumento necessário para desenvolvimento da pesquisa educacional.

    Vale ressaltar que tivemos a aportunidade de conhecer uma equipe dos supervisores do IBGE que gentilmente foi a nossa sala e compartilhou conosco algumas informações sobre o senso 2010 e sobre o material utilizado por eles para coletar os dados da pesquisa.
    Sendo assim, este foi um resumo do que foi abordado em sala de aula, no último encontro .Se você não esteve presente, procure na apostila disponível nesta plataforma, entre as páginas 6-11, onde são abordados esses conteúdos de maneira mais explicativa. Se alguma duvida persistir entre em contato com um dos monitores. Você também pode usar o tópico “Dúvidas, Questionamentos e Sugestões” neste ambiente.

    Nossa próxima aula ocorrerá no dia 31 de Agosto de 2010.
    Portanto, estejamos todos preparados para nosso próximo encontro.
    Sem mais para o momento
    Rebecca Missena
    Monitora de Estatística Educacional.
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    Rafael Andre
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    Aula do dia 14 de setembro de 2010

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Out 29, 2010 2:35 am

    Na terça feira, dia 31 de Agosto de 2010 nosso encontro não aconteceu como havia sido previsto, por conta do V EPEAL, que vale ressaltar contou com uma boa participação dos alunos do turno matutino.Nem no dia 07 de setembro por conta do Feriado.Nosso encontro só aconteceu no dia 14 de setembro de 2010.

    A aula inicio-se com alguns esclarecimentos acerca do Questionário, a respeito deste foram dadas as seguintes informações:

    • O questionário é a primeira nota da disciplina, deverá ser elaborado em sala pelos grupos compostos por no máximo quatro pessoas.
    • Cada grupo deverá pensar em um tema para elaborar o seu questionário.
    • Cada componente do grupo irá aplicar 20 questionários. Observação se o trabalho for feito individualmente o aluno deverá aplicar 30 questionários, se o trabalho for feito em dupla deverão ser aplicados 60 questionários e se for feito em trio 90 questionários.

    O assunto abordado na ultima aula foi: As fases do método estatístico. Dando prosseguimento ao conteúdo foram trabalhados os TIPOS DE VARIÁVEIS: Qualitativa e Quantitativa.

    Como exemplos foram citadas as seguintes questões:
    1-Qual a sua cor?
    a) Branco b) Preto c) Amarelo d) Pardo
    2- Com que freqüência você vai à praia?
    a) Sempre b) Quase sempre c) Raramente d) Nunca

    OBSERVAÇÃO- Evitar utilizar perguntas do tipo SIM ( ) ou NÃO ( ), substituindo-as pelo grau de satisfação, conceito, necessidade entre outras variáveis que podem substituir essas alternativas.
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    Aula do dia 21 de setembro

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Out 29, 2010 2:37 am

    Na terça dia 21 de setembro, a aula de estatística foi destinada a construção dos questionários, sendo esta uma atividade realizada em sala. As equipes se dividiram e foram construindo as questões abertas e fechadas.
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    AULA DO DIA 05/ 10/10

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Out 29, 2010 2:38 am


    A aula inicio-se com os alunos construindo no qudro os modelos de tabelas que eles conheciam, a maioria dos alunos fizeram quadro e não tabelas a a partir daí começou a discussão sobre o que é o ESQUELETO DA TABELA, após algumas orientações , discutimos acerca de quais são os Elementos essenciais da tabela( Título, cabeçalho,coluna indicadora, rodapé, corpo)(ver apostila p. 16)

    Observação importante: O título deverá estar disposto proporcionalmente ao tamanho da tabela e sempre centralizado.

    Para uma melhor visualização consulte a apostila da disciplina a partir da página 19 e veja alguns exeplos de tabelas. Foi solicitado que os alunos contruissem os títulos de suas tabelas ainda durante a aula para dar prosseguimento a construção do nosso trabalho.

    Nosso próximo encontro deveria ocorre no dia 18 mas por conta do Congresso Acadêmico ele só ocorrerá no dia 26 de outubro.Neste dia deverão ser entregues os questionários já respondidos
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    Rafael Andre
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    Aula do dia 26 de outubro

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Out 29, 2010 2:40 am

    Na terça dia 26 de setembro, nossa aula aconteceu no laboratório de informática do CEDU. No laboratório os alunos aprenderam como construir uma tabela utilizando o aplicativo Microsoft Word 2007.

    Primeiro você deverá abrir o Word e colocar o título da tabela, por exemplo: Quantidade de alunos entrevistados por sexo – Maceió- 2010. Depois você deve clicar em inserir tabela e informar o número de linhas e de colunas que irá precisar.

    Quando você informar esses dados aparecerá um quadro no qual você ira digitar os dados posteriormente terá que formatar as bordas por meio do ícone “borda interior”. Você deverá selecionar o quadro e ir apagando as bordas ate que a tabela fique com a formatação correta.
    Depois de aprender como construir a tabela, discutimos a respeito das Regras de Arredondamento.

    1ª Regra- Quando o valor a ser desprezado for superior a 5 (6, 7. 8 e 9) acrescenta-se 1 a casa desejada. Ex: 127,8746- p/ décimos= 127,9
    2ª Regra – Quando o valor a ser desprezado for inferior a 5 ( 4, 3, 2, 1, 0) abandona-se simplesmente. Ex: 127,1432 – p/ inteiros = 127
    3ª Regra- Quando o valor a ser desprezado for igual a 5 deve-se observar o seguinte:
    3.1- Se o número anterior ao 5 for ímpar acrescenta-se 1 a casa desejada. Ex:83,5 p/ inteiros= 84
    3.2- Se o número anterior ao 5 for par, abandona-se simplesmente. Ex: 82,5 p/ inteiros= 82

    Caso você ainda tenha dúvidas sobre este conteúdo faça as atividades propostas na página 33. Após a discussão acerca das regras de arredondamento, passamos a discutir acerca do Valor Relativo ( VR).(Veja apostila)
    Observação importante: Caso você some os valores relativos presentes na tabela e esse valor dê um resultado inferior a 100%, exemplo 99,9, você deverá acrescentar a porcentagem que falta ao maior Vr a soma seja superior 100, 1% você deverá subtrair do maior valor relativo.

    Observação importante: Quem não aplicou todos os questionários terá o prazo máximo até a próxima aula (09/ 11/10) para aplicá-los.

    Por fim o professor Eraldo entregou aos alunos as orientações necessárias para a elaboração do trabalho e discutiu todos os itens. Caso você não tenha recebido essas orientações olhe o anexo da apostila na página 58 e verifique tais orientações. Não esqueça de numerar todos os gráficos e tabelas.

    1. Atenção! No ítem 6 da Segunda etapa, você deverá corrigir a informação. Na apostila você encontrará o seguinte texto: Analisando-se o gráfico acima constata-se que x% considera que ........., enquanto que %x afirma que............, isso se justifica devido a ............. .Que deverá ser substituído por: O gráfico nº 1 constata que...
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    2º período Matutino ( 09/11/2010)

    Mensagem por Rafael Andre em Ter Nov 16, 2010 4:19 pm


    Etapas para a construção dos gráficos

    1º) Lançar os dados na planilha, para tanto não pode deixar nem coluna nem linha em branco.
    2º)Havendo a necessidade de ampliar a coluna deve-se expandi-la usando a ferramenta adequada entre uma letra e outra.
    3º) Selecionar todos os dados, clicando da palavra do cabeçalho até o ultimo valor.
    4º)Clicar na palavra INSERIR e escolher o GRÁFICO desejado.
    Observações: Gráfico em pizza só é utilizado para tabela simples
    Gráfico em linha somente para dados onde varia o tempo e você tem interesse de mostrar evolução, crescimento.
    5º) Após o gráfico ter sido escolhido complete todas as informações necessárias quanto ao título e fonte.
    6º) Inserir os Dados de rótulo ou Rótulo de dados, que significa deixar aparecer o percentual.
    7º)Depois de terminado o gráfico, copie e leve até o seu texto no Word.
    Depois o professor mostrou mais um exemplo e pediu que os alunos tentassem construir os seus próprios gráficos.

    Aula do dia 16/11/2010
    A aula começou com uma explicação sobre o gráfico composto. Depois ele pediu que os alunos copiassem os dados e construíssem os seus gráficos.
    Observação - Para construir gráficos compostos você deverá agir da mesma forma, só que deve escolher atentamente o tipo de gráfico que será utilizado. E lembre-se que gráfico em pizza só é utilizado em tabelas simples.

    Após mostrar como fica um gráfico composto, o professor deu os seguintes dados:
    1. A SED registrou a seguinte distribuição de livros didáticos por municípios, em 2009,em Alagoas.Murici= 500; Santana= 1.500; Rio Largo= 800; União dos Palmares= 400.
    - Organize os dados numa tabela inserindo os valores relativos.

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