Aprendiz Online

Aprendiz Online

Fórum Hipermidiático Aprendiz Online
Visite o blog O EU QUE EU ERA.BLOGSPOT.COM e descubra o óbvio!

Votação

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?
20% 20% [ 2 ]
10% 10% [ 1 ]
70% 70% [ 7 ]
0% 0% [ 0 ]

Total dos votos : 10

Últimos assuntos

Conectar-se

Esqueci minha senha


    Diário de classe 2° Período NOITE

    Compartilhe
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    Diário de classe 2° Período NOITE

    Mensagem por Rafael Andre em Qui Ago 05, 2010 1:27 am

    Na terça feira, dia 02 de Agosto de 2010 aconteceu a primeira aula na disciplina Estatística Educacional na turma do 2º período de Pedagogia no turno da noite com o Profº. Eraldo Ferraz.

    Nesta aula ficou acordado que, as aulas da quarta feira na disciplina de Estatística Educacional ocorreriam a cada quinze dias em horário corrido, visto que foi feito acordo com a Profª. Inez Matoso para que esse revezamento pudesse existir.
    No primeiro encontro houve apresentação informal de cada aluno para o resto da turma e o Prof. apresentou a disciplina e sua sistemática.

    Na primeira aula já houve a primeira atividade. Todos que estavam presentes escreveram em uma folha no próprio caderno o que entendiam por estatística. Logo que todos terminaram de escrever, iniciaram as discussões acerca das concepções dos alunos quanto à disciplina Estatística.

    Se você faltou a essa aula, pergunte-se o que a disciplina Estatística Educacional significa pra você. Após suas reflexões, procure na Internet ou em algum meio impresso confiável as definições de Estatística e o que se estuda nesta área. O entendimento deste conceito o ajudará a compreender o objeto de estudo da disciplina.

    A nossa próxima aula ocorrerá no dia 16 de Agosto de 2010. Portanto, estejamos todos preparados para nosso próximo encontro.

    Sem mais para o momento
    Rafael André de Barros
    Monitor de Estatística Educacional.
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    Resumo da aula do dia 02 de Agosto de 2010

    Mensagem por Rafael Andre em Qua Ago 11, 2010 6:28 pm

    Na segunda feira, dia 09 de Agosto de 2010 aconteceu a segunda aula na disciplina Estatística Educacional na turma do 2º período de Pedagogia no turno da noite com o Profº. Eraldo Ferraz.

    Embora a noite de aula fosse destinada a disciplina da Profª Inêz Matoso, houve um remanejamento de última hora e a disciplina de Estatística foi ministrada pelo Profº Eraldo Ferraz.

    Assim, de fato, iniciou-se o conteúdo programado para a disciplina. Conforme combinado na aula anterior, onde cada aluno foi incentivado a pesquisar qual o conceito de Estatística, ocorreu à discussão acerca da pesquisa que cada aluno fez.
    Desta feita os alunos apresentaram o conceito de Estatística que haviam pesquisado anteriormente. Dentre as várias pesquisas pôde ser perceber a repetição da Estatística como “conjunto de técnicas e métodos que constroem uma inferência e, se valendo de dados coletados para afirmar resultados que fornecer suporte a tomada de decisão”. Ou, "Estatística é um conjunto de métodos que se destina a possibilitar a tomada de decisões acertadas, face às incertezas” (Wallis).

    Entretanto, aprendemos que, a própria essência da Estatística não possui uma definição única, podendo variar de acordo com sua natureza (Indutiva e Descritiva) e a visão do autor que a investiga.

    Enquanto disciplina no curso de pedagogia visa desenvolver o método estatístico nas diversas áreas do conhecimento, onde os dados quantitativos serão utilizados como elementos para análise, interpretação e tomada de decisão, buscando assim, no aluno, a aquisição do conhecimento para a sua vida escolar como, também, para sua vida social.
    Quanto às vertentes podemos afirmar que a ESTATÍSTICA DESCRITIVA: consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados, enquanto a ESTATÍSTICA INDUTIVA: consiste em inferir propriedades de um universo sobre a base de uma amostra dos resultados conhecidos. Implica, naturalmente, um raciocínio muito mais complexo, de extrema importância para o desenvolvimento de uma disciplina científica.

    Uma vez compreendendo a idéia do conceito de Estatística, foram abordadas as fases do método estatístico, divididos em sete fases.

    1 – Planejamento – onde serão pensados as diretrizes que serão observadas para a execução da pesquisa. Para tanto, se faz necessário determinar as fases do trabalho estatístico. Inicialmente temos a fase de planejamento que é aquele momento mais importante incluído no item “metodologia” do projeto de pesquisa, onde buscaremos responder às questões:
    O que pesquisar? Para que? Com que? Com quem? Como? Onde? Quando? Qual o custo?

    2 – Coleta de dados - onde se indaga e se obtém os dados da realidade pela aplicação de técnicas;

    3 – Crítica dos questionários - é necessária porque o pesquisador precisa procurar possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrer em erros grosseiros ou de certo vulto que possam influenciar sensivelmente nos resultados;

    4 – Apuração dos dados (Mecânico/Eletrônico ou Manual) - corresponde à soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação;

    5 – Representação tabular e gráfica - em toda pesquisa quantitativa, o brilho fica por conta das tabelas e Gráficos. Dependendo dos elementos apurados, o pesquisador irá escolher a melhor tabela e o mais adequado gráfico;

    6 – Análise e interpretação dos dados - é nesse momento onde poderemos tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra);

    7 – Relatório/Conclusão – sintetização da pesquisa através de um relatório cientifico escrito de acordo com as normas da ABNT.
    Sendo assim, a estatística é um instrumento necessário para desenvolvimento da pesquisa educacional.

    Sendo assim, este foi um resumo do que foi abordado em sala de aula, no último encontro na segunda feira, dia 09 de Agosto de 2010. Se você não esteve presente, procure na apostila disponível nesta plataforma, entre as páginas 6-11, onde são abordados esses conteúdos de maneira mais explicativa. Se alguma duvida persistir entre em contato com um dos monitores. Você também pode usar o tópico “Dúvidas, Questionamentos e Sugestões” neste ambiente.

    Nossa próxima aula ocorrerá no dia 23 de Agosto de 2010. Portanto, estejamos todos preparados para nosso próximo encontro.

    Sem mais para o momento
    Rafael André de Barros
    Monitor de Estatística Educacional.

    Rafa
    Convidado

    Resumo da aula do dia 20 de outubro de 2010

    Mensagem por Rafa em Sex Out 29, 2010 1:38 am


    Na segunda feira dia 20 de setembro, a aula de estatística foi destinada a construção dos questionários, sendo esta uma atividade realizada em sala. As equipes se dividiram e foram construindo as questões abertas e fechadas.

    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    AULA DO DIA 04/ 10/10

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Out 29, 2010 2:32 am


    A aula inicio-se com os alunos construindo no qudro os modelos de tabelas que eles conheciam, a maioria dos alunos fizeram quadro e não tabelas a a partir daí começou a discussão sobre o que é o ESQUELETO DA TABELA, após algumas orientações , discutimos acerca de quais são os Elementos essenciais da tabela( Título, cabeçalho,coluna indicadora, rodapé, corpo).

    Observação importante: O título deverá estar disposto proporcionalmente ao tamanho da tabela e sempre centralizado. Para uma melhor visualização consulte a apostila da disciplina a partir da página 19 e veja alguns exeplos de tabelas.

    Foi solicitado que os alunos contruissem os títulos de suas tabelas ainda durante a aula para dar prosseguimento a construção do nosso trabalho. Nosso próximo encontro deveria ocorre no dia 18 mas por conta do Congresso Acadêmico ele só ocorrerá no dia 25 de outubro.Neste dia deverão ser entregues os questionários já respondidos.
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    Aula do dia 25 de Outubro

    Mensagem por Rafael Andre em Sex Out 29, 2010 2:33 am


    No dia 25 de Outubro nossa aula começou as 21 horas, pois, o horario da aula foi dividido com a professora Inês.Durante nossa aula foram disutidas as regras de arrendondamento.

    O professor Eraldo, citou as seguintes que as regras de arrendondamento podem ser explicadas da seguinte forma:
    1ª Regra- Quando o valor a ser desprezado for superior a 5 (6, 7. 8 e 9) acrescenta-se 1 a casa desejada. Ex: 127,8746- p/ décimos= 127,9
    2ª Regra – Quando o valor a ser desprezado for inferior a 5 ( 4, 3, 2, 1, 0) abandona-se simplesmente. Ex: 127,1432 – p/ inteiros = 127
    3ª Regra- Quando o valor a ser desprezado for igual a 5 deve-se observar o seguinte:
    3.1- Se o número anterior ao 5 for ímpar acrescenta-se 1 a casa desejada. Ex:83,5 p/ inteiros= 84
    3.2- Se o número anterior ao 5 for par, abandona-se simplesmente. Ex: 82,5 p/ inteiros= 82

    Após a discussão acerca das regras de arredondamento, passamos a discutir acerca do Valor Relativo ( VR).(Veja apostila).

    Observação importante: Caso você some os valores relativos presentes na tabela e esse valor dê um resultado inferior a 100%, exemplo 99,9, você deverá acrescentar a porcentagem que falta ao maior Vr a soma seja superior 100, 1% você deverá subtrair do menor valor relativo.
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    Aula do dia 16 de novembro - Etapas para o desenvolvimento dos gráficos

    Mensagem por Rafael Andre em Ter Nov 16, 2010 7:50 pm


    Nossa aula aconteceu no dia 16 de novembro ( terça-feira) ,pois, ontem dia 15/11 foi feriado nacional. O professor distribuiu folhas com as orientações acerca da elaboração do trabalho e foi discutindo ponto a ponto essas orientações.
    Além de nos dar alguns lembretes como:
    • Enumerar todos os gráficos e tabelas
    • Acrescentar o item considerações finais e referências
    • Colocar no apêndice uma copia do questionário em branco
    • Não é necessário encadernar o trabalho apenas grampear.

    Depois o professor mostrou como se constrói um gráfico, para melhor entender siga as instruções abaixo:

    1º) Lançar os dados na planilha, para tanto não pode deixar nem coluna nem linha em branco.
    2º)Havendo a necessidade de ampliar a coluna deve-se expandi-la usando a ferramenta adequada entre uma letra e outra.
    3º) Selecionar todos os dados, clicando da palavra do cabeçalho até o ultimo valor.
    4º)Clicar na palavra INSERIR e escolher o GRÁFICO desejado.
    Observações: Gráfico em pizza só é utilizado para tabela simples
    Gráfico em linha somente para dados onde varia o tempo e você tem interesse de mostrar evolução, crescimento.
    5º) Após o gráfico ter sido escolhido complete todas as informações necessárias quanto ao título e fonte.
    6º) Inserir os Dados de rótulo ou Rótulo de dados, que significa deixar aparecer o percentual.
    7º)Depois de terminado o gráfico, copie e leve até o seu texto no Word.
    Depois o professor mostrou mais um exemplo e pediu que os alunos tentassem construir os seus próprios gráficos.
    E lembre-se
    • Gráfico em pizza só é utilizado em tabelas simples
    • Para modificar algo no gráfico é preciso que ele esteja ativado ou selecionado
    • Inserir o titulo do gráfico sempre na fonte 12

    Conteúdo patrocinado

    Re: Diário de classe 2° Período NOITE

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua Maio 24, 2017 2:50 pm