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    Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

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    Rafael Andre
    Admin

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    Localização : Maceió - AL

    Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Rafael Andre em Sab Out 30, 2010 12:05 am

    Prezados alunos dos cursos de Matemática, Geografia e Física.

    Estaremos usando este espaço do Fórum APRENDIZ ONLINE para realizarmos uma revisão do conteúdo, visando nossa avaliação na próxima semana.

    Como se realizará esta revisão: cada aluno deverá trazer para este fórum seus questionamentos, suas dúvidas.
    Mas quem estará respondendo a estas perguntas e dúvidas serão os próprios alunos e eu, professor da disciplina.

    Ou seja, escreva neste fórum suas dúvidas sobre o conteúdo, mas também ajude seus colegas respondendo às dúvidas deles.

    Mas como estamos criando um espaço único para os três cursos, é fundamental que cada um possa colocar seu nome e curso no final de cada mensagem ou participação.

    Recordem que este espaço é de aprendizagem, desta forma não utilizem para outras informações ou comentários de outras disciplinas ou atividades que não sejam de PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO.

    Para começar, vamos trazer a pergunta de nosso debate nos blogs: E O CURRÍCULO, O QUE É MESMO?

    Um abraço e bom estudo.[justify]

    JOÃO MJR
    Convidado

    CURRÍCULO: É POSSÍVEL POR EM PRÁTICA UM IDEAL?

    Mensagem por JOÃO MJR em Sab Out 30, 2010 2:15 am

    O planeta terra é o único em todo universo onde se tem observado haver vida inteligente, pelo menos até hoje. Sabemos que a terra abriga as diversas culturas existentes que são a identidade de cada povo que habita este planeta generoso. Em relação à escola, o contexto escolar estar intimamente relacionado com a vida daqueles que dela fazem parte, os alunos e, consequentemente estes carregam consigo uma bagagem histórica, cultural, social e religiosa de tal forma que ñ é possível dissociá-los do meio em que vive sem lhes causar nenhum dano. Tomando por base a teoria discutida em sala de aula e os textos disponibilizados pelo professor, surgiu em mim uma grande dúvida: é possível no Brasil, tendo em vista a grande diversidade cultural, elaborar um currículo ideal? Se for queria saber como seria possível tal projeto se não temos muitas vezes atendidas às necessidades básicas de sobrevivência para cada cidadão ( como comida, moradia, saúde, emprego, etc.)?

    Será mesmo possível ter um currículo capaz de respeitar a cultura do individuo envolvido no processo educativo, tornando agente ativo no processo de transformação de si e do meio em que vive?


    Ou será que estamos presos nas amarras da teoria idealizando algo que nunca passará do papel em que estar impresso? Você acredita que poderemos como futuros professores por em prática o que nos propõe a teoria crítica do currículo? VAMOS CONTINUAR NO MODELO EDUCATIVO CONSERVADOR OU NÓS COMO FUTUROS PROFESSORES PODEREMOS DÁ UM PEQUENO E SIGNIFICATIVO PASSO PARA O SURGIMENTO DO MODELO EDUCATIVO EMERGENTE!? c acredita que poderemos como futuros professorem por em prática o que nos propõe a teoria crítica do currículo? VAMOS CONTINUAR NO MODELO EDUCATIVO CONSERVADOR OU NÓS COMO FUTUROS PROFESSORES PODEREMOS DÁ UM PEQUENO E SIGNIFICATIVO PASSO PARA O SURGIMENTO DO MODELO EDUCATIVO EMERGENTE?

    Gianni
    Convidado

    Resposta ao João

    Mensagem por Gianni em Sab Out 30, 2010 3:31 am

    [color=blue]Respondendo à pergunta do João, eu acredito que é possível sim aplicar a Teoria Crítica do Currículo no país onde nós vivemos. Ainda que as circunstâncias digam não. Eu acredito ser possível, desde que a gente queira. Pois quem irá fazer isso somos nós mesmos. O que não podemos é ficar de braços cruzados só esperando por mudança e não fazer nada. Neste caso, não acontecerá nada! Mas se nós nos dispusermos a ser não mais um professor (Como falou o prof. hoje na sala), mas um professor com diferencial que se preocupa com a aprendizagem dos alunos, vamos conseguir sim. Repito: Quem irá fazer isso somos nós mesmo. Portanto, se a gente quiser, a coisa acontece![/color]

    Fernando
    Convidado

    Respostas 1

    Mensagem por Fernando em Sab Out 30, 2010 4:57 am

    Olá Gianni,

    por qual motivo vamos ainda ficar num currículo baseado na teoria crítica, se já estamos numa época de uma teoria pós-crítica?

    João, qual o seu curso?

    João, será que estamos vivendo uma utopia, como refletido no curso de Geografia, na última quinta-feira?

    Raphael
    Convidado

    Diferenciação dos tipos de currículo

    Mensagem por Raphael em Sab Out 30, 2010 6:12 pm

    [b]Professor se em uma questão da prova tivesse a seguinte pergunta: Explique os três tipos de currículo , mostrando suas diferenças e de um exemplo em que cada tipo de curriculo com casos de ensino. Qual seria a melhor forma de responde-lá!!

    Raphael de OLiveira!
    Matemática licenciatura Noturno. Question

    Raphael

    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 30/10/2010
    Idade : 28
    Localização : maceió

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Raphael em Sab Out 30, 2010 6:26 pm

    Segundo o currículo pós-crítico nós somos seres pensados e não pensamos você já se perguntou porque você está estudando na ufal é o porque você decidio ser professor??? affraid
    Raphael de Oliveira!
    Curso de Matemática Licenciatura Noturno


    Última edição por Raphael em Sab Out 30, 2010 6:27 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Esqueci de colocar o nome)

    Stephanie Cristina

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/10/2010

    Pergunta do João sobre curriculo ideal

    Mensagem por Stephanie Cristina em Dom Out 31, 2010 8:05 pm

    Eu gostei muito da pergunta do João. Confesso que já me fiz essa pergunta a respeito do currículo ideal. Não cheguei a uma resposta. Porém, imagino que um currículo ideal é aquele que deixa o professor livre para procurar novos caminhos para atingir a aprendizagem, já que o mesmo está mais próximo do aluno e está por dentro de seus costumes. Agora para isso, os professores (juntamente com a escola) devem ter compromisso para ninguém ficar desleixado. Não sei se essa minha visão seja correta. Pretendo corrigi-la se estiver errada. Basketball

    Fernando
    Convidado

    Pensamentos

    Mensagem por Fernando em Dom Out 31, 2010 8:29 pm

    Olá pessoal,

    estou gostando bastante do nível das participações aqui no fórum, apesar de perceber uma certa timidez na maioria dos alunos de todas as turmas.

    Como poderíamos responder ao Raphael?
    Bem, não sei se existe uma resposta pronta para esta questão, mas que tal retomarmos o quadro disponível em:

    Pessoal, para respondermos esta questão sempre temos que ter em mente a função social da escola em cada época.
    Teoria Tradicional: corresponder ao modelo industrial
    Teoria Crítica: faz crítica ao modelo de sociedade dividida em dois grupos (burguesia e proletariado)
    Teoria pós-crítica: o currículo multicuturalista e atendendo às particularidades.

    Mas para cada uma o papel do professor, do aluno e da escola são diferentes.

    Mas recordo também que, apesar do avanço, ainda encontramos as três tendências convivendo no espaço escolar atual. Por qual motivo hein?

    Um abraço,
    Prof. Fernando

    Fernando
    Convidado

    Currículo oculto

    Mensagem por Fernando em Dom Out 31, 2010 8:53 pm

    Olá pessoal, a aluna Stephanie do curso de Matemática diurno apresentou uma definição de currículo e eu propús uma reflexão. Vejam e comentem:

    até o momento estamos tratando o currículo como grade de assuntos, mas, e o currículo oculto? Ou seja, será que o aluno só aprende na escola aquilo que os professores colocam num planejamento?

    O que vai além? O que se aprende na escola e que não consta nos currículos oficiais e nos planejamentos?



    Prof. Fernando

    Stephanie Cristina

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    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Stephanie Cristina em Dom Out 31, 2010 9:01 pm

    Professor, na minha visão essas três teorias ainda estão convivendo por conta dos diversos segmentos da sociedade que, de certa forma, as apoiam. Deixa eu ser mais clara. Atualmente a maior parte das escolas preparam os alunos para o mercado de trabalho. A sociedade,infelizmente, exige isso. E até aqui estamos com a teoria tradicional. Por outro, há também os que criticam a sociedade dividida em dois segmentos, já mencionados pelo senhor, e há os que tentam se adptar à sociedade multiculturalista que atendem as particularidades. Eu ia dizer mais coisas, mas esqueci...depois eu volto.

    Stephanie Cristina

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/10/2010

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Stephanie Cristina em Dom Out 31, 2010 9:16 pm

    Professor, de fato há coisas que o aluno aprende que não estão no currículo. Essas coisas podem ser aprendidas dentro ou fora da escola. Há professores que atuam não só como transmissores de conteúdos e sim como educadores. Além disso, o aluno pode aprender assuntos diversos. Eu vejo que,nesse caso, até um amigo de classe, um familiar, um desconhecido, pode ser um professor.

    Stephanie Cristina

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/10/2010

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Stephanie Cristina em Dom Out 31, 2010 9:26 pm

    Esqueci de responder o que o aluno aprende que não está no currículo...
    Pode ser a funçaõ social; uma pessoa que cursa o ensino fundamental pode aprender coisas do ensino médio basta ela se interessar; aprende a cultura; religiosidade. etc.


    Jacke
    Convidado

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Jacke em Seg Nov 01, 2010 4:57 pm

    Como a educação e tantas outras áreas não são exatas, sempre existem surpresas quanto ao resultado ou até a forma como se chegou a ele, que por sua vez acabou sofrendo uma mutação, por mais que o currículo tenha sido elaborado com muito cuidado e considerando o meio em que o aluno vive.

    Jackeline Lira, Licenciatura em Matemática(diurno)

    obs: se eu estiver falando bobagens, por favor, me corrijam...


    Fernando
    Convidado

    Currículo

    Mensagem por Fernando em Seg Nov 01, 2010 7:31 pm

    Olha a participação do João, do curso de Geografia, no blog da disciplina.

    Achei importante trazer para o fórum!

    Prof. Fernando


    Na minha visão o Currículo é entendido como o conjunto de contéudos, sendo esses de ordem técnicos científicos e/ou culturais, que o docente na condição de educador deve passar para os seus educandos, objetivando a ação círitica transformadora deles, por meio do que lhes é e foi ensinado. Tais contéudos, embora ditados e repassados aos professores, por um modelo de sociedade subordinada ao sistema que usa o Currículo para controlar o meio social convenientemente para se manter vigente, podem ou não ser aplicados da maneira que o sistema ordena, sendo nestes casos o professor peça fundamental, pois mesmo com toda uma pressão sobre o docente, o educador pode decidir se no exercício de sua profissão irá formar cidadãos críticos e aptos para romper com um modelo social repressor ou se apenas participara na formação das pessoas inserindo meros conhecimentos técnicos que direcionam o aluno a uma atividade economica específica dentro do modo de produção vigente.
    Creio que, e levando em conta as aulas expositivas da disciplina, o Currículo corresponde a gama de ideologias que irão implantar-se nos indivíduos, no processo de sua formação.

    João Paulo, Geografia Licenciatura

    Williams
    Convidado

    A importância do Currículo!

    Mensagem por Williams em Ter Nov 02, 2010 6:37 pm

    Currículo é a ultrasonografia do educador, ou seja, é o nosso currículo que irá transparecer todo o nosso potencial, conhecimentos adiquiridos, seja no âmbito escolar, bem como, outros, assim como, as didáticas adquiridas, boas referências, enfim toda uma gâma de informações necessárias para que possamos deixar de ser meros transmissores e passamos a ser mediadores. Incentivando assim debates críticos constantes e desenvolvendo cada vez mais o potêncial de nossos alunos.

    Anthony
    Convidado

    revisão da prova dia 4

    Mensagem por Anthony em Ter Nov 02, 2010 8:21 pm

    estava lendo ao texto sobre a questão dos conteúdos numa metodologia teórico critica e sobre veio um duvida, a Didática critico-reprodutivista ela poderia ser parte de um currículo critico? pelo que eu entendi, a didatica critico reprodutivista ela aponta todos os problemas existentes dentro dos conteúdos sendo limitado apenas à constatação e não a resolução dos problemas.

    André
    Convidado

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por André em Ter Nov 02, 2010 9:41 pm

    Dentro das teorias tradicionais do currículo, a avaliação da aprendizagem é, no geral, voltada para saber se o aluno reproduz na íntegra o que foi ensinado. Já nas teorias críticas do currículo, a avaliação tem função diagnóstica, permanente e contínua. Pergunta-se:

    E nas teorias pós-críticas do currículo, de que forma seria a avaliação da aprendizagem?
    "A teoria pós-crítica do currículo não representa uma teoria coerente e unificada". O que devemos entender dessa colocação?

    Abraços! Laughing
    André Camilo - Geografia/4º período.

    Williams
    Convidado

    Maturidade Curricular

    Mensagem por Williams em Qua Nov 03, 2010 4:02 am

    Até que ponto um determinado currículo é suficientemente necessário para uma identificação correta do potencial de um aluno, bem como, a mensuração deste? E este currículo nos proporcionará maturidade suficiente para o encaminhamento correto dos alunos?

    Williams Nobre (Matemática Licenciatura)

    Williams
    Convidado

    Caso de Ensino

    Mensagem por Williams em Qua Nov 03, 2010 4:07 am

    Professor o que seria na verdade um caso de ensino, quanto ao ponto de vista prático?

    Williams Nobre (Matemática Licenciatura).

    Fernando
    Convidado

    Caso de ensino

    Mensagem por Fernando em Qua Nov 03, 2010 4:35 am

    Olá pessoal,

    que tal recordarmos que depois de cada mensagem precisamos colocar o nome e curso?

    Não tenho como fazer o mapeamento sem estas informações, e este mapeamento é necessário para a avaliação desta disciplina e da metodologia.

    Bem, o que seria um estudo de caso (no sentido prático)?

    Um estudo de caso é uma "estória" (isso mesmo, com E) que ajuda na assimilação do conteúdo, ao mesmo tempo que conduz a uma reflexão dos assuntos estudados.

    Até logo.
    Prof. Fernando

    claudiana

    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 04/11/2010

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por claudiana em Qui Nov 04, 2010 12:56 am

    professor
    no texto Educação, Paradigma e Tendêcias... quando refere-se aos paradigmas sobre o ponto de vista da filosofia da educação dizer podemos que o paradigma antológico refere-se ao curriculo tradicional e o paradigma moderno ao curriculo critico?

    quando, nos textos, é citada " escola nova" esta falando da transição do curriculo tradicional para o critico?

    Claudiana dos Santos - Matemática-noturno

    Raphael

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    Data de inscrição : 30/10/2010
    Idade : 28
    Localização : maceió

    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

    Mensagem por Raphael em Ter Nov 16, 2010 8:09 am

    Professor o senhor ficou de colocar um modelo do texto estou esperando obrigado!!

    Raphael de Oliveira
    (Matemática Licenciatura Noturno) lol!

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    Re: Revisão de Planejamento, Currículo e Avaliação

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