Aprendiz Online

Aprendiz Online

Fórum Hipermidiático Aprendiz Online
Visite o blog O EU QUE EU ERA.BLOGSPOT.COM e descubra o óbvio!

Votação

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?
20% 20% [ 2 ]
10% 10% [ 1 ]
70% 70% [ 7 ]
0% 0% [ 0 ]

Total dos votos : 10

Últimos assuntos

Conectar-se

Esqueci minha senha


    A comunicação mediada por computador em um curso à distância da UFAL.

    Compartilhe
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    A comunicação mediada por computador em um curso à distância da UFAL.

    Mensagem por Rafael Andre em Qui Jun 18, 2009 12:22 am

    A comunicação mediada por computador em um curso à distância da UFAL.
    Rafael André de Barros - UFAL
    Jacqueline Félix da silva - UFAL
    Wládia Bessa da Cruz – CEFET-AL


    No processo de ensino-aprendizagem existe algo que é fundamental: a comunicação; esta significativa habilidade que temos de expressar nossas idéias, pensamentos, desejos, sonhos, sentimentos e muito mais.
    Em qualquer ambiente de aprendizagem a comunicação é indispensável, pois se ela não existe também não existirá ensino-aprendizagem. As teorias de comunicação já consolidadas estão sendo revistas a partir de uma nova forma das pessoas se comunicarem, devido a inclusão das tecnologias digitais de comunicação e informação, que nos coloca em rede.
    A nossa pesquisa procurou averiguar a comunicação entre aluno x aluno, aluno x tutor, aluno x coordenador dentro do e-ProInfo, verificando quais ferramentas são utilizadas para que ocorra a comunicação de forma eficaz e satisfatória para a maioria dos alunos.
    Utilizamos um questionário padrão, distribuídos para os alunos dos Pólos de Maceió, Porto Calvo e Santana do Ipanema, contando com a participação de 53 alunos. Onde foram abordadas várias questões sobre a comunicação, o feedback do tutor para com os alunos e as ferramentas mais utilizadas no ambiente.
    Verifica-se no gráfico1 do apêndice, que a ferramenta mais utilizada para a comunicação é o email, e é frequente esse resultado nos cursos à distância. Entretanto, outros meios poderiam ser mais utilizados, como: telefone dos tutores, mural, chat tira-dúvidas, além dos plantões pedagógicos planejados, ampliando e melhorando a comunicação entre tutores e alunos.
    Quanto à qualidade da comunicação entre aluno x tutor, utilizando as ferramentas “Diário, Chat, Fórum, Webmail e Mural”, constatou-se, mediante as respostas apresentadas nos gráficos de 2 a 6 do apêndice, que as interfaces: Diário, Chat e Mural são as piores classificadas, onde o Chat deveria ser uma das mais utilizadas, possibilitando uma troca síncrona necessária entre alunos e seu tutor. Se essa ferramenta fosse mais acionada, poderia ser um forte mecanismo de tirar dúvidas dos alunos e sociabilização também, proporcionando uma forma maior de integração e comunicação entre eles, caso existisse um permanente.
    Já no gráfico 7 do apêndice, analisou-se o tempo de resposta do tutor para com o aluno no curso, constatando-se que 64% das perguntas são respondidas até 48h, fazendo com que os alunos sintam-se motivados a interagir e se comunicar.
    O tutor deve sempre estar pronto para dar o feedback para seus alunos. É importante concentrar-se no problema e não na pessoa; estar preparado para receber feedback e treinado para emitir feedback.
    Feedback é dizer a uma pessoa como você se sente em função do que ela fez ou disse, e esse posicionamento do tutor é muito importante nesse processo, pois se um aluno tem uma dúvida sobre uma atividade, manda por email para o tutor e ele demora, como fica o aluno? O importante é saber como está se dando esse feedback. O gráfico abaixo representa a qualidade do feedback do tutor, registrado pelos alunos deste curso.
    Percebe-se no resultado do gráfico 8 do apêndice, que 55% dos alunos disseram que o feedback do tutor é excelente, muito bom e bom, mas é necessário observar pois, 32% acharam razoável e 13% ruim, totalizando 45% da turma. O tutor online trabalha muito mais que um professor presencial, pois, a distância se faz necessário dar o feedback individualmente, e muitos tutores não estão preparados para isso. Se numa sala de aula presencial o professor dá um feedback geral para uma turma em torno de 20 minutos, num curso a distância o tutor leva em média de 3 a 4 horas para dar um feedback individual à uma turma de 50 alunos, por isso a questão da disponibilidade do tutor é fundamental, como também o que ele diz de retorno para um aluno sobre uma tarefa, ou qualquer outra dúvida que ele tenha.

    Gráficos - http://www.alagoasdigital.com.br/palestras/inovacao-academica-e-projetos-software-livre/A%20Comunicacao%20Mediada%20por%20computador%20em%20um%20curso%20a%20distancia%20UFAL%20-%20Wladia%20Bessa%20da%20Cruz.pdf/view
































    [img][/img]http://www.alagoasdigital.com.br/palestras/inovacao-academica-e-projetos-software-livre/A%20Comunicacao%20Mediada%20por%20computador%20em%20um%20curso%20a%20distancia%20UFAL%20-%20Wladia%20Bessa%20da%20Cruz.pdf/view

      Data/hora atual: Qua Ago 23, 2017 6:46 pm