Aprendiz Online

Aprendiz Online

Fórum Hipermidiático Aprendiz Online
Visite o blog O EU QUE EU ERA.BLOGSPOT.COM e descubra o óbvio!

Votação

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?
20% 20% [ 2 ]
10% 10% [ 1 ]
70% 70% [ 7 ]
0% 0% [ 0 ]

Total dos votos : 10

Últimos assuntos

Conectar-se

Esqueci minha senha


    HU abre inscrições para o tratamento contra o tabagismo

    Compartilhe
    avatar
    Rafael Andre
    Admin

    Mensagens : 242
    Data de inscrição : 09/06/2009
    Idade : 34
    Localização : Maceió - AL

    HU abre inscrições para o tratamento contra o tabagismo

    Mensagem por Rafael Andre em Ter Set 15, 2009 2:33 am


    O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Ufal está com inscrições abertas para o 7º grupo de trabalho, direcionado aos fumantes que querem e precisam de ajuda para deixar o vício. Os interessados podem fazer o cadastro no programa no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do hospital, no período das 8 às 16 horas. As inscrições serão realizadas até o dia 25 de setembro.

    O programa é uma estratégia implantada pelo governo federal para reduzir a prevalência do tabagismo no país e foi implantado no HU em 2006 obtendo, desde então, bons resultados em relação ao abandono do vício. Estima-se que o percentual de fumantes da população brasileira é 24%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo leva à morte cerca de três milhões de pessoas por ano, e há uma projeção de que em 2020 este número deva saltar para 10 milhões de mortes anuais se a população não mudar comportamentos.

    O tratamento com os fumantes envolve palestras individuais e coletivas onde os participantes dividem experiências relacionadas ao vício do fumo e são submetidos a um trabalho orientador para mudar ou adotar comportamentos e hábitos que facilitem largar a dependência às drogas presentes no cigarro. Os fumantes do programa contam com a assistência multiprofissional, quando necessário, com consultas e assistência específica na área de pneumologia, psicologia, assistência social, nutrição, clínica médica, entre outras especialidades. Além disso, o programa oferece o tratamento medicamentoso, como determina o Ministério da saúde. A medicação é distribuída gratuitamente.

    O dia 29 deste mês, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, alguns profissionais que trabalham no programa do HU farão trabalho preventivo com palestras em escolas localizadas no entorno do hospital. O tabagismo é uma doença causada pela dependência física e psicológica à nicotina e outras drogas presentes no cigarro. Ainda assim, segundo o ministério, a grande maioria dos fumantes consegue deixar o vício por conta própria. O Programa de Controle do Tabagismo auxilia efetivamente àqueles fumantes que precisam de auxílio para largar a dependência.

      Data/hora atual: Qui Jun 29, 2017 11:51 am