O IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet será realizado paralelamente ao XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2009).
O evento abordará a apresentação e a discussão das iniciativas, no contexto nacional e internacional, com respeito à concepção, produção e experimentação de materiais didáticos interativos e suas estratégias de
uso na Educação a Distância, mediada pela telemática, enfatizando a exploração do conceito de Arquiteturas Pedagógicas.
As arquiteturas buscam traduzir propostas pedagógicas em situações de aprendizagem mediadas por materiais didáticos interativos e por Ambientes Virtuais. Tais situações caracterizam-se pelo deslocamento das concepções hierárquicas e disciplinares de ensino e direcionam-se para a concepção do conhecimento interdisciplinar em um modelo de "rede de
relações".
As arquiteturas pedagógicas abertas permitem que os estudantes realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos. Como exemplo de propostas pedagógicas que
deram origem às arquiteturas, podemos citar: Projetos de Aprendizagem, Estudo de Caso ou Resolução de Problema, Aprendizagem Incidente, Ação Simulada.
Objetivos Com este workshop pretende-se:
Promover a apresentação e avaliação de materiais pedagógicos inovadores que explorem as diferentes
contribuições do conceito de Arquiteturas Pedagógicas na concepção de desenhos abertos para a educação a estância; promover um inventário das diversas pesquisas e desenvolvimento de materiais educacionais e ambientes virtuais associados ao conceito de Arquiteturas Pedagógicas; promover a articulação entre pesquisadores e contribuir para a consolidação de uma rede nacional de pesquisa em produção de materiais didáticos interativos para Educação Mediada pela Internet.
Tópicos de Interesses (Não exclusivos) Materiais pedagógicos para a EAD; Objetos interativos de aprendizagem; Inovação curricular com o uso da
telemática; Propostas pedagógicas para EAD mediada pela Internet e seus materiais; Arquiteturas pedagógicas; Concepções teóricas e metodológicas para os materiais pedagógicos interativos; Aportes teórico-metodológicos
para a compreensão da aprendizagem mediada pela tecnologia. Modelos de formação e arquiteturas pedagógicos voltados à tutoria em EAD.
Informações, inscrições e submissões de trabalhos: http://pead.faced.ufrgs.br/sites/IIIWAPSEDI
O evento abordará a apresentação e a discussão das iniciativas, no contexto nacional e internacional, com respeito à concepção, produção e experimentação de materiais didáticos interativos e suas estratégias de
uso na Educação a Distância, mediada pela telemática, enfatizando a exploração do conceito de Arquiteturas Pedagógicas.
As arquiteturas buscam traduzir propostas pedagógicas em situações de aprendizagem mediadas por materiais didáticos interativos e por Ambientes Virtuais. Tais situações caracterizam-se pelo deslocamento das concepções hierárquicas e disciplinares de ensino e direcionam-se para a concepção do conhecimento interdisciplinar em um modelo de "rede de
relações".
As arquiteturas pedagógicas abertas permitem que os estudantes realizem atividades cognitivamente instigantes e desenvolvam métodos de trabalho interativos e construtivos. Como exemplo de propostas pedagógicas que
deram origem às arquiteturas, podemos citar: Projetos de Aprendizagem, Estudo de Caso ou Resolução de Problema, Aprendizagem Incidente, Ação Simulada.
Objetivos Com este workshop pretende-se:
Promover a apresentação e avaliação de materiais pedagógicos inovadores que explorem as diferentes
contribuições do conceito de Arquiteturas Pedagógicas na concepção de desenhos abertos para a educação a estância; promover um inventário das diversas pesquisas e desenvolvimento de materiais educacionais e ambientes virtuais associados ao conceito de Arquiteturas Pedagógicas; promover a articulação entre pesquisadores e contribuir para a consolidação de uma rede nacional de pesquisa em produção de materiais didáticos interativos para Educação Mediada pela Internet.
Tópicos de Interesses (Não exclusivos) Materiais pedagógicos para a EAD; Objetos interativos de aprendizagem; Inovação curricular com o uso da
telemática; Propostas pedagógicas para EAD mediada pela Internet e seus materiais; Arquiteturas pedagógicas; Concepções teóricas e metodológicas para os materiais pedagógicos interativos; Aportes teórico-metodológicos
para a compreensão da aprendizagem mediada pela tecnologia. Modelos de formação e arquiteturas pedagógicos voltados à tutoria em EAD.
Informações, inscrições e submissões de trabalhos: http://pead.faced.ufrgs.br/sites/IIIWAPSEDI
Qua Set 21, 2011 5:11 pm por Rafael Andre
» Cursos Gratuitos: Nota Fiscal Eletrônica e Processo Administrativo Tributário.
Qua Ago 31, 2011 10:18 pm por Rafael Andre
» Média Gerência
Sáb Ago 13, 2011 3:56 am por Rafael Andre
» Maceió sedia capacitação em Contabilidade e LRF
Sáb Ago 13, 2011 3:50 am por Rafael Andre
» EAD SENAR - Cursos Básicos
Qui Jun 02, 2011 4:50 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Noturno 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:37 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Vespertino 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:34 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Matutino 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:33 pm por Rafael Andre
» A era do Hipertexto: Linguagem e Tecnologia.
Sex Abr 08, 2011 5:10 pm por Rafael Andre