Número de alunos por Tutor
Hoje, atualizando-me diante dos periódicos semanais e também por meio de meus contatos (via Twitter), deparei-me com a notícia da Revista Época sobre o projeto que tramita no Congresso Nacional sobre o número de alunos por sala.
.
É uma boa idéia limitar? Sim, creio que sim, principalmente quando percebemos o papel de mediador de conhecimento que deve ter o professor.
.
Mas... e nas salas virtuais? Nos AVA? Qual o número ideal de alunos para cada tutor?
Evidentemente que estas perguntas não merecem respostas simplistas. Merecem debates e considerações.
.
Só queria mencionar o fato de que, diante as pesquisas sobre a presença e atuação de tutores em cursos na EAD, tudo vai depender da intencionalidade pedagógica do curso. Se ele é construído numa perspectiva monológica (entenda-se Taylorismo e Fordismo) o tutor é mera figura decorativa, subcategoria da docência.
.
Mas se o curso é elaborado numa perspectiva dialógica o tutor tem uma grande contribuição e responsabilidade (e tenho visto cada coisa estranha). Para muitos o problema esta na nomeclatura (tutor). Para mim o problema esta na arquitetura pedagógica, na intencionalidade do curso (e da instituição que promove o curso).
.
Convido-os a ler a matéria da Revista Época
(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI105822-15228,00.html)
e comentarem, discutindo sobre a necessidade de limitar o número de alunos por tutor, ou por professor na EAD.
Hoje, atualizando-me diante dos periódicos semanais e também por meio de meus contatos (via Twitter), deparei-me com a notícia da Revista Época sobre o projeto que tramita no Congresso Nacional sobre o número de alunos por sala.
.
É uma boa idéia limitar? Sim, creio que sim, principalmente quando percebemos o papel de mediador de conhecimento que deve ter o professor.
.
Mas... e nas salas virtuais? Nos AVA? Qual o número ideal de alunos para cada tutor?
Evidentemente que estas perguntas não merecem respostas simplistas. Merecem debates e considerações.
.
Só queria mencionar o fato de que, diante as pesquisas sobre a presença e atuação de tutores em cursos na EAD, tudo vai depender da intencionalidade pedagógica do curso. Se ele é construído numa perspectiva monológica (entenda-se Taylorismo e Fordismo) o tutor é mera figura decorativa, subcategoria da docência.
.
Mas se o curso é elaborado numa perspectiva dialógica o tutor tem uma grande contribuição e responsabilidade (e tenho visto cada coisa estranha). Para muitos o problema esta na nomeclatura (tutor). Para mim o problema esta na arquitetura pedagógica, na intencionalidade do curso (e da instituição que promove o curso).
.
Convido-os a ler a matéria da Revista Época
(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI105822-15228,00.html)
e comentarem, discutindo sobre a necessidade de limitar o número de alunos por tutor, ou por professor na EAD.
Qua Set 21, 2011 5:11 pm por Rafael Andre
» Cursos Gratuitos: Nota Fiscal Eletrônica e Processo Administrativo Tributário.
Qua Ago 31, 2011 10:18 pm por Rafael Andre
» Média Gerência
Sáb Ago 13, 2011 3:56 am por Rafael Andre
» Maceió sedia capacitação em Contabilidade e LRF
Sáb Ago 13, 2011 3:50 am por Rafael Andre
» EAD SENAR - Cursos Básicos
Qui Jun 02, 2011 4:50 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Noturno 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:37 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Vespertino 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:34 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Matutino 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:33 pm por Rafael Andre
» A era do Hipertexto: Linguagem e Tecnologia.
Sex Abr 08, 2011 5:10 pm por Rafael Andre