por Rafael Andre Sex Ago 20, 2010 5:09 pm
Na segunda feira, dia 17 de Agosto de 2010 aconteceu a segunda aula na disciplina Estatística Educacional na turma do 2º período de Pedagogia no turno da tarde com o Profº. Eraldo Ferraz.
Embora a noite de aula fosse destinada a disciplina da Profª Inêz Matoso, houve um remanejamento de última hora e a disciplina de Estatística foi ministrada pelo Profº Eraldo Ferraz.
Assim, de fato, iniciou-se o conteúdo programado para a disciplina. Conforme combinado na aula anterior, onde cada aluno foi incentivado a pesquisar qual o conceito de Estatística, ocorreu à discussão acerca da pesquisa que cada aluno fez.
Desta feita os alunos apresentaram o conceito de Estatística que haviam pesquisado anteriormente. Dentre as várias pesquisas pôde ser perceber a repetição da Estatística como “conjunto de técnicas e métodos que constroem uma inferência e, se valendo de dados coletados para afirmar resultados que fornecer suporte a tomada de decisão”. Ou, "Estatística é um conjunto de métodos que se destina a possibilitar a tomada de decisões acertadas, face às incertezas” (Wallis).
Entretanto, aprendemos que, a própria essência da Estatística não possui uma definição única, podendo variar de acordo com sua natureza (Indutiva e Descritiva) e a visão do autor que a investiga.
Enquanto disciplina no curso de pedagogia visa desenvolver o método estatístico nas diversas áreas do conhecimento, onde os dados quantitativos serão utilizados como elementos para análise, interpretação e tomada de decisão, buscando assim, no aluno, a aquisição do conhecimento para a sua vida escolar como, também, para sua vida social.
Quanto às vertentes podemos afirmar que a ESTATÍSTICA DESCRITIVA: consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados, enquanto a ESTATÍSTICA INDUTIVA: consiste em inferir propriedades de um universo sobre a base de uma amostra dos resultados conhecidos. Implica, naturalmente, um raciocínio muito mais complexo, de extrema importância para o desenvolvimento de uma disciplina científica.
Uma vez compreendendo a idéia do conceito de Estatística, foram abordadas as fases do método estatístico, divididos em sete fases.
1 – Planejamento – onde serão pensados as diretrizes que serão observadas para a execução da pesquisa. Para tanto, se faz necessário determinar as fases do trabalho estatístico. Inicialmente temos a fase de planejamento que é aquele momento mais importante incluído no item “metodologia” do projeto de pesquisa, onde buscaremos responder às questões:
O que pesquisar? Para que? Com que? Com quem? Como? Onde? Quando? Qual o custo?
2 – Coleta de dados - onde se indaga e se obtém os dados da realidade pela aplicação de técnicas;
3 – Crítica dos questionários - é necessária porque o pesquisador precisa procurar possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrer em erros grosseiros ou de certo vulto que possam influenciar sensivelmente nos resultados.;
4 – Apuração dos dados (Mecânico/Eletrônico ou Manual) - corresponde à soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação;
5 – Representação tabular e gráfica - em toda pesquisa quantitativa, o brilho fica por conta das tabelas e Gráficos. Dependendo dos elementos apurados, o pesquisador irá escolher a melhor tabela e o mais adequado gráfico;
6 – Análise e interpretação dos dados - é nesse momento onde poderemos tirar conclusões sobre o todo (população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra);
7 – Relatório/Conclusão – sintetização da pesquisa através de um relatório cientifico escrito de acordo com as normas da ABNT.
Sendo assim, a estatística é um instrumento necessário para desenvolvimento da pesquisa educacional.
Sendo assim, este foi um resumo do que foi abordado em sala de aula, no último encontro na segunda feira, dia 09 de Agosto de 2010. Se você não esteve presente, procure na apostila disponível nesta plataforma, entre as páginas 6-11, onde são abordados esses conteúdos de maneira mais explicativa. Se alguma duvida persistir entre em contato com um dos monitores. Você também pode usar o tópico “Dúvidas, Questionamentos e Sugestões” neste ambiente.
Nossa próxima aula ocorrerá no dia 31 de Agosto de 2010. Portanto, estejamos todos preparados para nosso próximo encontro.
Sem mais para o momento
Rafael André de Barros
Monitor de Estatística Educacional.
Qua Set 21, 2011 5:11 pm por Rafael Andre
» Cursos Gratuitos: Nota Fiscal Eletrônica e Processo Administrativo Tributário.
Qua Ago 31, 2011 10:18 pm por Rafael Andre
» Média Gerência
Sáb Ago 13, 2011 3:56 am por Rafael Andre
» Maceió sedia capacitação em Contabilidade e LRF
Sáb Ago 13, 2011 3:50 am por Rafael Andre
» EAD SENAR - Cursos Básicos
Qui Jun 02, 2011 4:50 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Noturno 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:37 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Vespertino 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:34 pm por Rafael Andre
» Diário de Classe 2° Período Matutino 2011.1
Sex Abr 08, 2011 7:33 pm por Rafael Andre
» A era do Hipertexto: Linguagem e Tecnologia.
Sex Abr 08, 2011 5:10 pm por Rafael Andre