O perigo dos juros altos dos cartões de crédito já é bem conhecido de muitos consumidores. Mas, para especialistas, os cartões, quando usados de forma inteligente, podem trazer vantagens, caso o cliente saiba controlar seus gastos e pague a fatura em dia, o que evita o pagamento de juros.
Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas em que o cliente ganha pontos que podem ser trocados por milhas, produtos, doações para ONGs, ou descontos em lojas, serviços e na própria anuidade do cartão.
“Uma vez que você terá certas despesas de qualquer jeito, pode pagar com cartão e ter vantagens”, diz Cláudio Carvajal, consultor de finanças pessoais e professor da Faculdade Módulo. “Mas só se você pagar 100% da fatura na data do vencimento, se não estará fazendo um mau negócio.”
Na hora de escolher um cartão de crédito com programa de recompensas, é preciso ficar atento às condições, que variam muito entre os bancos e entre os tipos de cartões. Existem cartões em que o cliente acumula milhas, por exemplo, em que US$ 1 vale um ponto, enquanto em outros cartões o mesmo dólar vale 1,5 ou até 2 pontos. Normalmente, porém, a anuidade fica mais cara à medida que as vantagens do cartão aumentam.
Os bancos também lançam constantemente novidades nesses programas de recompensas. Sucesso nos Estados Unidos, o chamado “cash back”, em que o cliente recebe de volta, em dinheiro, parte dos gastos feitos no cartão, já existe no Brasil. Segundo estudos do banco Santander, outra tendência nos EUA é a troca de pontos por vouchers ou “gift cards” de lojas como Amazon ou Best Buy, tendência que deve chegar ao Brasil em breve.
A tendência é oferecer benefícios mais imediatos para o público de baixa ou média renda. Um dos programas do banco permite resgate dos pontos a cada três meses, com troca por eletroeletrônicos, por exemplo. "Para a alta renda as milhas ainda são as mais procuradas, mas para a baixa e média renda as passagens aéreas têm um apelo menor", diz ele.
Outro tipo de cartão de crédito que existe no mercado são os chamados “co-branded”, em que o cliente obtém descontos ou produtos, mas somente em uma determinada marca ou loja. Há cartões de montadoras, livrarias, lojas online e até de seguradoras. Nesses casos, normalmente a acumulação de vantagens é mais rápida, mas mais limitada do que em programas que permitem a troca dos pontos por uma variedade de produtos e serviços.
Também é preciso ficar atento à validade dos pontos (muitos expiram se não forem trocados por produtos, serviços ou descontos) e a eventuais taxas cobradas na hora de converter os pontos em vantagens.
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